Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 17ª Companhia de Infantaria de Selva
Início do conteúdo da página

17ª Companhia de Infantaria de Selva

Acessos: 24031

 

FACHADA

17ª Companhia de Infantaria de Selva

As instalações atuais onde está implantada a 17ª Companhia de Infantaria de Selva, teve como marco histórico de sua criação o lançamento do Projeto Rondon, criado pelo decreto nº 62.927, de 28 de junho de 1968, que instituiu em caráter permanente, o grupo de Trabalho “Projeto Rondon”, que ocupou inicialmente área militar do 5º Batalhão de Engenharia de Construção.

Em 1971 o 5º Batalhão de Engenharia de Construção recebeu o campus avançado da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que se inseria nos objetivos do Projeto Rondon, o campus era uma extensão da UFRGS fora da sua área geo-educacional e caracterizava-se pela presença de universitários e professores executando atividades que visavam o desenvolvimento da microrregião onde se estabelecia. O trabalho era realizado nas áreas prioritárias, definidas pelo governo militar e buscava integrar e desenvolver a região.

No caso particular da UFRGS, foi articulado convênio com o Governo do Território Federal de Rondônia para a criação do Campus de Rondônia, em Porto Velho, entre 1971 até 1979, ano no qual se renovou o convênio sem mais a presença da UFRGS e sim da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Anualmente, estudantes passaram a receber alojamento e alimentação no período de trabalhos do projeto, as Operações do Projeto Rondon ocorriam por intervenções pontuais em um determinado número de dias (nas nacionais, aproximadamente 30 dias), onde conheciam de perto a realidade da região norte e colocavam em prática os conhecimentos universitários.

Com o objetivo de possibilitar ao comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17º Bda Inf Sl) dispor de uma Tropa de Pronto Emprego sediada na guarnição de Porto Velho, a fim de atender a qualquer eventualidade, participando de ações de segurança integrada no Estado de Rondônia, por meio da Portaria 361, de 21 de junho de 1996, criou-se a 3ª Cia do 54° Batalhão de Infantaria de Selva, a qual passou a ocupar as instalações do antigo Projeto Rondon, tendo este perdurado até janeiro de 1989, na sua primeira fase.

As suas atividades tiveram início no dia 20 de janeiro de 1997, nos antigos pavilhões do Projeto RONDON, localizados em área pertencente ao 5° BEC, com a chegada dos seguintes contingentes: um contingente oriundo do CFRON/4° BIS – Rio Branco/AC, um contingente oriundo do 54° BAS – Humaitá-AM, um contingente oriundo da Cia Cmdo/17ª Bda Inf Sl, um contingente oriundo da 17ª Ba Log e um contingente oriundo da 17° Pel PE.

O seu primeiro comandante foi o Capitão de Infantaria PAULO DE TARSO CORDOVIL CORRÊA DOS SANTOS, assumiu o comando no dia 30 de janeiro de 1997, data em que comemora-se o aniversário da OM. O Boletim Interno n° 001, de 31 de janeiro de 1997 marca o início da rotina administrativa desta Unidade Militar do Exército Brasileiro.

Na portaria nº 317, de 11 de abril de 2014, o Comandante do Exército, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, o inciso V do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, ouvido o Comando Militar da Amazônia (CMA), e de acordo com o que propõe o Estado-Maior do Exército (EME), através do Art. 1º alterar a denominação da 3ª Companhia do 54º Batalhão de Infantaria de Selva para 17ª Companhia de Infantaria de Selva, com sede na cidade de Porto Velho-RO, subordinada à 17ª Brigada de Infantaria de Selva. No ano de 2022 comemorou-se os 25 anos da criação da 17ª Companhia de Infantaria de Selva.

A 17ª Companhia de Infantaria de Selva participou com sucesso de todas as missões a ela destinada, tanto na parte de formação de soldado, aperfeiçoamento de seus quadros e das diversas operações realizadas nos municípios dos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

Quanto ao apoio à comunidade de Porto Velho, atuou de forma destacada na enchente do rio madeira no ano de 2014 que assolou a cidade de Porto Velho, em que foi decretada situação de emergência, onde foram desabrigadas 816 famílias, atuou também em campanhas de Combate à Dengue e a Raiva Animal, instruiu estágios de Vida na Selva para forças auxiliares e civis, dentre outros.

Como OM operacional da 17ª Bda Inf Sl, realiza instruções e adestramentos voltados ao emprego em Operações de Guerra e Não Guerra, no Amplo Espectro dos Conflitos, em Ambiente Interagências. Dentre as principais operações que a 17ª Cia Inf Sl participa destacam-se o Combate a Crimes Transfronteiriços e Ambientais, a Garantia da Lei e da Ordem, a Garantia da Votação e Apuração e diversas atribuições subsidiárias, tem seu vínculo administrativo ao Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. É constituída de dois pelotões de fuzileiros e um pelotão de comando.

Atualmente está sendo comandada pelo Capitão de Infantaria LUCAS CESAR SCHEFER DE SOUZA, que assumiu o comando no dia 1° de dezembro de 2022.

17ª Cia Inf Sl, fizemos ontem, faremos sempre, SELVA!

 

 

Endereço: Avenida Brigadeiro Sampaio, nº 500 - Bairro: Militar
Cidade: Porto Velho - UF: RO
CEP: 76804-753
Telefone: (69) 2182-2605
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 


voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página