1º PEF APOIA EXPEDIÇÃO ROOSEVELT – RONDON
Costa Marques (RO) – Nos dias 17 e 18 de agosto de 2018, o 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF) do Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) realizou o apoio à Expedição Centenária Roosevelt – Rondon, em Costa Marques, RO.
O 1º PEF recepcionou a equipe de exploradores composta pelo Cel R/1 ANGONESE, do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), e o Sr MARC MEYERS, Professor da Universidade de San Diego – Califórnia, EUA.
O Professor MARC MEYERS é brasileiro filho de luxemburgueses. Junto com o Cel ANGONESE, concluíram na tarde do dia 17 de agosto o trajeto restante de sua expedição, iniciada em 2017, quando refizeram o trajeto de Roosevelt e Rondon em quase sua totalidade, com exceção de um trecho ocupado pela tribo dos índios Cinta Larga, que na ocasião não permitiram a travessia de suas terras.
Um ano após, retornaram à região para negociar sua travessia, junto à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com autoridades da tribo na cidade de Cacoal, RO, desta vez obtendo sucesso.
A equipe percorreu o trajeto pretendido, se deslocaram até a cidade de São Francisco do Guaporé, alcançando o Rio Guaporé, e terminaram a empreitada navegando de caiaque um trecho de 130 km até o Forte Príncipe da Beira, onde pernoitaram por uma noite.
Foram recepcionados pelos integrantes do 1º PEF e lhes foi apresentado a história da construção do Forte Príncipe da Beira e seus desdobramentos, terminando com uma visita ao monumento e ao local de interesse arqueológico conhecido como “Labirinto”.
Fonte: Comunicação Social / 6º BIS