17ª BDA INF SL APOIA GRANDE MANOBRA LOGÍSTICA
Porto Velho (RO) – Desde o dia 08 de fevereiro de 2021, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) emprega a 17ª Base Logística (17ª Ba Log) em uma grande manobra logística do Exército Brasileiro. A ação está inserida no contexto do Plano Geral de Transportes (PGT), o qual ocorre duas vezes ao ano. A atividade tem o objetivo de recompor o estoque das Organizações Militares (OM) provedoras, mantendo a sustentabilidade do emprego das tropas na região amazônica.
No 1º Eixo Amazônico 2021, diversos itens de suprimento chegam à cidade de Porto Velho, RO, por via terrestre (transportados pelo Estabelecimento Central de Transportes - ECT) e por via fluvial (utilizando balsa do Centro de Embarcação do Comando Militar da Amazônia - CECMA). No porto da capital rondoniense ocorre o transbordo de diversos itens, tais como: material de subsistência, fardamento, armamento e munição. Após a manobra, tanto o ECT quanto o CECMA retornam às suas sedes, respectivamente Rio de Janeiro, RJ, e Manaus, AM, com suas respectivas cargas.
O apoio ao transbordo logístico entre os modais terrestre e fluvial, está ocorrendo com a participação da 17ª Ba Log, Companhia de Comando (Cia C / 17ª Bda Inf Sl), 17º Pelotão de Polícia do Exército (17º Pel PE), 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), CECMA, 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup) e 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS Amv).
Logística forte é poder de combate. Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl.