17ª BDA INF SL COORDENA OPERAÇÃO “ÔNIBUS DA SAÚDE IV”
Guajará-Mirim (RO) – No período de 9 a 13 de julho de 2018, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) coordenou a execução de mais um apoio social e de saúde nas guarnições de Guajará-Mirim, RO, e Humaitá, AM, empregando 4 (quatro) médicos integrantes do Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV) e 1 (uma) Assistente Social da 17ª Bda Inf Sl, na operação chamada “Ônibus da Saúde IV”
O “Ônibus da Saúde IV” teve por objetivos proporcionar a melhoria nas condições de saúde e social da Família Militar do Comando de Fronteira Rondônia/6° Batalhão de Infantaria de Selva (6° BIS) e do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), por meio de consultas médicas com especialistas do HGuPV, bem como a aplicação dos programas da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS).
Os membros da Família Militar do 6° BIS receberam atendimentos médicos em instalações preparadas no Centro de Atendimento de Dependentes, Inativos e Pensionistas (CADIP), sendo possível promover a prevenção de saúde e ainda divulgar os principais programas da DCIPAS, além de levantar as demandas sociais da guarnição militar. Foram realizadas 91 (noventa e um) atendimentos médicos especializados, com 30 (trinta) consultas na área de otorrinolaringologia, 37 (trinta e sete) consultas na área de ortopedia, 17 (dezessete) consultas na área de ginecologia, e 7 (sete) consultas na área de psiquiatria.
Na guarnição de Humaitá (54º BIS), foram realizados 78 (setenta e oito) atendimentos médicos especializados, com 23 (vinte e três) consultas na área de otorrinolaringologia, 18 (dezoito) consultas na área de cardiologista, 29 (vinte e nove) consultas na área de ginecologia, e 8 (oito) consultas na área de psiquiatria.
Todas essas consultas geraram uma economia estimada de R$ 42.300,00 (quarenta e dois mil e trezentos reais) para a União.
Na oportunidade, a Assistente Social realizou palestras inseridas no Programa de Valorização à Vida (PVV) com o seguinte tema: “Prevenção ao Suicídio”, além de 4 (quatro) atendimentos pessoais em Guajará-Mirim.
Destaca-se o fato de que o atendimento da Equipe Médica e da Assistente Social, além dos valores acima mencionados, trazem um benefício de saúde e de bem-estar para a Família Militar que é imensurável.
Exército Brasileiro! Braço Forte! Mão Amiga!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl