Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades > 17ª BDA INF SL - OPERAÇÃO DE DESTRUIÇÃO DE ARMAMENTOS
Início do conteúdo da página

17ª BDA INF SL - OPERAÇÃO DE DESTRUIÇÃO DE ARMAMENTOS

Acessos: 760

Porto Velho (RO) – No dia 2 de maio de 2018, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) realizou mais uma operação de destruição de armamentos oriundos do Poder Judiciário de Rondônia, num total de 477 (quatrocentos e setenta e sete) armas de fogo de diversos calibres, na guarnição de Porto Velho, RO.

A operação teve como principal amparo legal o Decreto nº 8.938, de 21 de dezembro de 2016, que altera o regulamento da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento), e foi desencadeada no pátio interno do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), a cargo do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da 17ª Bda Inf Sl e da Comissão de Recebimento e Destruição de Armas, Acessórios e Munições.

Em coerência com o Acordo de Cooperação Técnica firmado no dia 21 de novembro de 2017, entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Comando do Exército Brasileiro (EB), que prevê que armas de fogo e munições apreendidas e sob a guarda do Poder Judiciário devam ser encaminhadas ao EB para destruição, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), em coordenação com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desencadeou mais uma destruição centralizada de armamentos e munições em Porto Velho.

Nesse contexto, a 17ª Bda Inf Sl tem implementado e adotado medidas que garantem maior celeridade ao processo de recebimento e destruição de armas de fogo e munições na sua área de responsabilidade, contribuindo de maneira substancial para a segurança pública, ao tirar das ruas milhares de armas utilizadas ilegalmente e em poder do crime organizado.

De janeiro a abril de 2018, a 17ª Bda Inf Sl já destruiu 809 (oitocentos e nove) armas de fogo de diversos calibres. Todo armamento recebido pela 17ª Bda Inf Sl é destruído e logo após incinerado e derretido em forno siderúrgico.

Em 2017, essa destruição totalizou 4.400 (quatro mil e quatrocentos) armas, um acréscimo de 50% em relação à média dos últimos cinco anos.

Exército Brasileiro! Tudo pela Amazônia! Selva!

Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl

1 capa

2

3

4

5

6

7

8

 

           

Fim do conteúdo da página