17ª BDA INF SL - ENCERRAMENTO DA OP CASTANHEIRA I
Porto Velho (RO) - No dia 03 de abril de 2021, a Operação Castanheira I, sob a coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), foi encerrada após seis dias de ações na faixa de fronteira, que abrangeram os Estados de Rondônia e Acre. O objetivo foi intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira sob responsabilidade da 17ª Bda Inf Sl, combatendo as ações do Crime Organizado e os delitos transfronteiriços e ambientais ao longo de 3680 Km de fronteiras.
A Operação Castanheira I contou com ações fluviais, terrestres e aéreas nas regiões adjacentes aos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) e Destacamentos Especiais de Fronteira (DEF), das seguintes Organizações Militares da 17ª Bda Inf Sl: Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Ac / 4º BIS); Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Ro / 6º BIS); e Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Juruá / 61º BIS).
A Op Castanheira I empregou um efetivo de aproximadamente 320 homens, além de 26 embarcações, 17 viaturas e 01 aeronave. A atuação em ambiente interagências ocorreu com o máximo de integração com Instituições Federais, Estaduais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de Rondônia e do Acre, dentre os quais podemos citar: Polícia Federal (PF); Força Nacional de Segurança (FNS), Polícia Militar (PM) dos estados do AC e de RO, Batalhão de Polícia de Fronteira (BP Fron) do Estado de Rondônia; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) de Rondônia, Polícia Militar Ambiental do Estado de Rondônia (PMA/RO).
Dentre as ações realizadas destacam-se: Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), Postos de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU), Postos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu) e Patrulhas Motorizadas (Pa Mtz). Também foram feitas inspeções em embarcações, vistoria em veículos leves, motos, caminhões, ônibus, vans e revistas em pedestres e ciclistas. Durante a Operação foi apreendido um caminhão com 18 m³ de madeira extraída ilegalmente.
Ao final da missão, as ações desenvolvidas pela Brigada Príncipe da Beira contribuíram para a manutenção do ambiente seguro e estável e a redução dos delitos transfronteiriços e ambientais. Foram consolidados os laços de amizade e confiança entre a Força Terrestre, Órgãos de Segurança Pública e a população local. Os preceitos constitucionais foram respeitados pelas tropas, conservando o apoio da opinião pública às ações e o fortalecimento da imagem do Exército Brasileiro.
O seu Exército nunca para! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl