17ª BDA INF SL – ENCERRAMENTO DA OP VERDE BRASIL 2
Porto Velho (RO) - No dia 30 de abril de 2021, a Operação (Op) de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) VERDE BRASIL 2, sob a coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), foi encerrada após quase um ano de ações que resultaram em expressivos índices de repressão aos ilícitos ambientais e de redução aos focos de calor. A área de atuação da Força Terrestre Componente (FTC) Príncipe da Beira abrangeu os Estados de Rondônia, Acre e extremo Sul do Amazonas e as ações desenvolvidas contribuíram para o cumprimento da missão do Comando Conjunto Amazônia.
A atuação em ambiente interagências ocorreu com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de RO e do AC, dentre os quais podemos citar: 17a Bda Inf Sl; 4º Batalhão de Aviação do Exército; ALA 6, da Força Aérea Brasileira; Força Nacional de Segurança (FNS), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) dos estados do AC e de RO, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (SEMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM), Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Equipes de Fiscalização e de Prevenção e Combate a Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental dos estados de AC e RO, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Defesa Civil do AC e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
MEIOS EMPREGADOS E CRIAÇÃO DE APP
Foram empregados, durante a Operação, 164 viaturas (caminhões tanques, prancha, baú frigorífico, micro-ônibus, vans, caminhonetes 4x4, ambulâncias, quadriciclos e motocicletas), 35 embarcações (EFE, EPG, Guardian e regionais) e 15 helicópteros (HM-1 Pantera, H-60 Black Hawk, H-36 Caracal, HM-4 Jaguar, que juntos voaram cerca de 535 horas), demonstrando diversidade das ações realizadas nos modais terrestre, fluvial e aéreo.
A Op Verde Brasil 2 deixa como legado a criação, desenvolvimento e implementação da plataforma Guardiões da Amazônia, um produto da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, validado em parceria com os seguintes órgãos como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA-Ji-Paraná) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. O App, que foca na proteção da região Amazônica no tocante a ilícitos ambientais, permite a população denunciar os delitos mais comuns e danosos ao meio ambiente praticados na região, fornecendo aos agentes de fiscalização uma valiosa ferramenta
RESULTADOS
Ao longo da Operação, foram realizadas pela 17ª Bda Inf Sl e pelos Órgão de Segurança Pública e de Fiscalização Ambiental 919 ações, dentre patrulhas terrestres e fluviais, reconhecimentos aéreos, Postos de Bloqueio de Controle de Estradas (PBCE) e ações contra garimpos, resultando em 5643 revistas (caminhões, ônibus, carros, motos, embarcações e aeronaves) e 44 pessoas detidas. Ao todo, ao longo de 354 dias de atuação ininterrupta de combate a ilícitos ambientais e a focos de incêndio na Amazônia Legal, foram ocupadas 25 Bases de Operações, sempre primando pela otimização dos meios e efetividade das ações.
Ao todo, 94 madeireiras foram fiscalizadas e 356 focos de incêndio combatidos, o que resultou no embargo de 54.777,33 hectares, 454 Termos de Infração e aplicação de multas, que somadas totalizaram R$ 359.882.095,01. O total de madeira apreendida, dentre toras e já beneficiadas, chega ao montante de 56.754,519m³, o que equivale a um valor estimado de R$ 100 milhões de reais.
Também merecem ser citadas as seguintes apreensões: 68 embarcações, 48 veículos, 18 semirreboques, 15 tratores, 3.786 kg de carne e pescado, 06 balsas de garimpo, 40 motosserras, 1 gerador, 2 motores de popa, 8 motores estacionários, 8 bombas de sucção, 7.000 litros de combustível, 33 armas, 270 cartuchos diversos, 76 animais silvestres (14 com vida), 300 maços de cigarro, 16,250 kg de drogas e 418,16 Kg de cassiterita.
Foram desencadeadas, também, Ações Cívico Sociais (ACISO) e de conscientização nos distritos e comunidades adjacentes às Bases de Operações, com a realização de atendimentos médico-odontológicos, de procedimentos diversos de prevenção de saúde, exames e distribuição de medicamentos.
CONCLUSÃO
A 17ª Bda Inf Sl, ao longo da Operação Verde Brasil 2, empregou suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) e Vinculadas (OMV) em ambiente interagências e com o máximo de integração com instituições federais, estaduais e municipais, permitindo levar a presença do Estado a diversas regiões em curto espaço de tempo.
Em quase 1 ano da Operação Verde Brasil 2, resultados expressivos foram alcançados, como apreensões de madeiras extraídas de forma ilegal, armas, redução dos índices de desmatamento e incêndios. Ressalta-se também o apoio às comunidades indígenas e carentes, destacando a “mão amiga” do Exército Brasileiro. Além disso, houve a redução de todo tipo delitos ao longo dos 3680 km de fronteira sob responsabilidade da Brigada Príncipe da Beira
O seu Exército nunca para: 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl