17ª BDA INF SL OPERAÇÃO VERDE BRASIL
Porto Velho (RO) – No período de 26 de agosto a 01 de setembro de 2019, ocorreu o término da primeira semana da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) VERDE BRASIL/17 sob a Coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) e participação de Órgãos Estaduais e Federais, nas áreas dos estados de Rondônia e do Acre. A Operação Verde-Brasil tem como missão prioritária “atribuir uma percepção positiva do país em espectro mundial”.
A Operação ocorre em ambiente interagências com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos Estados de Rondônia e do Acre, dentre os quais podemos citar: ALA 6 da Força Aérea Brasileira (FAB); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Equipes de Prevenção e Combate a Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental (PMA), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As manobras de combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais, através do monitoramento dos focos de calor, prosseguem com ampliação do efetivo e dos meios empregados, bem como com a abertura de novas bases em Rondônia.
Desde o início da Operação foram realizadas atividades de combate a focos de incêndios na Floresta Nacional do Bom Futuro, Parque Nacional dos Campos Amazônicos e Terra Indígena Tenharim/Marmelos. Foram instaladas duas Bases de Combate, uma em Candeias do Jamari, RO, e outra em Rio Branco, AC, com o objetivo de coordenar as atividades e ações no terreno. Foram executadas as atividades de comando e controle, apoio logístico, reconhecimento aéreo por meio de uso da Aeronave Grand Caravan, do CBMRO, patrulhas motorizadas nas Florestas Nacionais Jacundá e Jamari, Reserva Extrativista Jaci Paraná, Parque Nacional de Pacaás Novos, Terra Indígena Karipuna, com o objetivo de verificar e combater ilícitos ambientais. Militares do 4º BIS, 6º BIS e 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), foram adestrados para aturarem, em campo, como brigadistas. Houve ainda, 8 pessoas detidas e a apreensão de 41 m³ de toras de madeira, 01 caminhão, 05 motocicletas, 01 espingarda, 04 munições de caça e 01 motosserra. Por fim foram lavrados 13 Termos de Infração no valor total de R$ 2.569.775,00 em multas.
Exército Brasileiro, você pode confiar! Braço Forte e Mão Amiga! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl.