17ª BDA INF SL RECEBE COMITIVA MULTIDISCIPLINAR
Porto Velho (RO) – No período de 19 a 22 de outubro de 2020, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) recebeu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) da Diretora do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), conjuntamente às seguintes equipes: Instituto Militar de Engenharia (IME); Comando Militar da Amazônia (CMA); 12ª Região Militar (12ª RM); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Instituto Moreira Salles (IMS).
O objetivo principal da comitiva multidisciplinar foi avaliar os principais espaços culturais na área de atuação da 17ª Bda Inf Sl, com vistas a apresentar soluções e oportunidades de melhorias. O Cel Marcelo de Mello Ribeiro, representante da DPHCEx avaliou como muito positiva a visita da comitiva que desembarcou no Aeroporto Jorge Teixeira no dia 19, segunda-feira, sendo recepcionados pelo Comando da Brigada Príncipe da Beira.
No dia seguinte, 20 de outubro, os integrantes da DPHCEx e comitiva realizaram visitas técnicas aos seguintes espaços culturais; Memorial Marechal Rondon; Memorial Jorge Teixeira; e Parque Histórico Madeira-Mamoré. À noite, o Comandante da Brigada, Sr Gen Lima, ofertou um jantar de recepção à comitiva, ofertando os livros: “O Exército Brasileiro nas terras de Rondon”; “Resgate Histórico da 17ª Brigada de Infantaria de Selva”; e “Real Forte Príncipe da Beira, Sentinela avançada”. Este último de autoria do professor e historiador rondoniense Lourismar Barroso.
Como coroamento da VOT, no dia 21 de outubro a comitiva se descolou até o Forte Príncipe da Beira (FPB), em Costa Marques, RO, contando com a ilustre presença do arqueólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Albuquerque, que há 47 anos se dedica à arqueologia militar. No local, foi realizada uma visita multidisciplinar ao Forte com o propósito de planejar atividades que visem a preservação e divulgação deste relevante patrimônio histórico e cultural de Rondônia e do Brasil.
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl