17ª BDA INF SL APOIA TRANSLADO DE PACIENTES DA SESAU
Porto Velho (RO) – No dia 25 de janeiro de 2021, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) iniciou uma Operação para apoiar o Estado de Rondônia na transferência de pacientes acometidos por COVID-19 para outras Unidades Federativas do Brasil. A ação segue determinação do Comando Militar da Amazônia (CMA) no contexto do enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.
O apoio à Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU), em consonância com a Portaria Nº 1.232/GM-MD, de 18 de março de 2020, visa realizar o translado aérero de 100 (cem) pacientes para outros Estados. O propósito é desafogar a pressão sofrida sobre o sistema de saúde estadual, haja vista o aumento exponencial do número de casos ativos e internações nos 52 municípios de Rondônia.
Com isso, a 17ª Bda Inf Sl emprega um efetivo de 50 militares, principalmente profissionais da área de saúde, tais como, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Ainda, foram destinadas ambulâncias para levar os pacientes dos hospitais da rede de saúde pública de Porto Velho até a Base Aérea (ALA 6). Após serem realizados os protocolos da SESAU, os pacientes embarcam em aeronave militar da Força Aérea Brasileira (FAB), e seguem para outra Unidade da Federação, previamente coordenada pelo Ministério da Saúde.
Exército Brasileiro: ajudando a preservar vidas!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl