17º PEL PE - OPERAÇÃO BRAÇAL 2019
Porto Velho (RO) – No período de 05 a 10 de agosto de 2019, o 17° Pelotão de Polícia do Exército (17º Pel PE), Organização Militar Subordinada (OMS) à 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), realizou o exercício de adestramento de 09 soldados do efetivo variável (EV), na guarnição de Porto Velho, RO, denominada “Operação Braçal”.
Além do apoio de OM da capital, o adestramento contou com os seguintes colaboradores: Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) e Academia GF-Team. As instruções ocorreram na Base de Selva da 17ª Bda Inf Sl, na área do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), na 17ª Companhia de Infantaria de Selva (17ª Cia Inf Sl), e na área da Companhia de Operações Especiais (COE) da PMRO.
Dentre as instruções que tornam a “Operação Braçal” tão difícil de ser concluída, destacam-se: luta e imobilização, cães de guerra, meio aquático, combate a incêndio e vítimas de danos com inalação de fumaça, ginástica com toros, pista de cordas, Posto de Bloqueio de Controle de Estrada (PBCE), Posto de Bloqueio de Controle de Vias Urbanas (PBCVU), Operação de Busca e Apreensão (OBA), Operação de Controle de Distúrbio (OCD), armamento e munição não letal, primeiros socorros, transporte de presos, entradas táticas, tiros de backup e defesa com tonfas.
O adestramento culminou com a formatura quando os soldados do efetivo variável receberam a outorga para o uso do BRAÇAL PE, símbolo máximo e orgulho dessa tropa especial, tornando dessa forma o Pelotão mais forte e homogêneo para o emprego imediato, quando acionado.
Uma vez PE, sempre PE! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl.