54º BIS COORDENA MAIOR EXERCÍCIO DE MOBILIZAÇÃO CMA
Humaitá (AM) - No dia 20 de setembro de 2021, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) deu início ao Adestramento da Reserva Mobilizável – Operação “Cacique Ajuricaba”, maior Exercício de Mobilização na Área do Comando Militar da Amazônia (CMA), cuja principal finalidade é atender o princípio da elasticidade da Força Terrestre, mobilizando reservistas de primeira categoria para compor unidades operacionais.
Ao todo foram convocados 5 Oficiais, 13 Sargentos, 30 Cabos e 88 Soldados, num total de 136 militares do universo dos que foram licenciados nos últimos 5 anos, os quais são oriundos das seguintes cidades: Manaus, Humaitá, Apuí, Lábrea, Canutama, Tapauá, Manicoré e Novo Aripuanã, todas do estado do Amazonas, além de Porto Velho-RO.
Os mobilizados compuseram uma Companhia de Infantaria de Selva (Cia Inf Sl) para atuar em um cenário de Defesa Externa. Além de prepará-los com conhecimento profissional, o Exercício busca adestrar a mobilização de recursos humanos e logísticos do Exército, bem como reforçar o vínculo do pessoal da reserva com a Força Terrestre.
Dentre as atividades previstas durante o Exercício, destacam-se: inspeção sanitária, corte de cabelo, recebimento do fardamento, instruções de ordem unida, treinamento físico militar, armamento, marcha para o combate, ataque a um ponto forte e defesa de uma área de combate. A Operação é denominada "Operação Cacique Ajuricaba" em homenagem ao líder da nação indígena dos manaós no início do século XVIII, símbolo de resistência e liberdade.
Aqui se forja o combatente de selva contemporâneo! SELVA!
Fonte: Comunicação Social/ 54º BIS