6° BIS É EMPREGADO NA OPERAÇÃO SAMAÚMA
Guajará-mirim (RO) - No dia 17 de julho de 2021, o Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva - “Batalhão Forte Príncipe da Beira" empregou um Pelotão de Fuzileiros de Selva (Pel Fuz Sl) na Operação Samaúma.
No início da manhã, foi realizada uma formatura de aprestamento com o pelotão, oportunidade em que o Tenente-Coronel LERICHE, Comandante do Batalhão, deu suas orientações para a tropa, destacando o constante cuidado com a segurança, bem como o alto nível de profissionalismo no cumprimento das missões.
A atividade foi sucedida pela abertura do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Btl e pela partida do Pel Fuz Sl.
A partir de agora, o pelotão permanecerá em OPERAÇÕES, cumprindo as mais diversas missões de apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras agências envolvidas.
A Operação SAMAÚMA foi estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho de 2021, que autorizou o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, por requerimento do respectivo Governador, em outras áreas dos estados abrangidos, no período de 28 de junho a 31 de agosto do corrente ano. O nome da Operação homenageia a árvore conhecida como rainha da Amazônia, que guarda e distribui água para outras espécies e também pode ser chamada de mafumeira, sumaúma e kapok.
As ações serão voltadas ao combate aos crimes ambientais na Amazônia, com ênfase no desmatando ilegal, e ocorrerão em ambiente interagências, com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).
Tudo pela Amazônia! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 6º BIS