61º BIS - EXERCÍCIO DO PERÍODO DE ADESTRAMENTO BÁSICO
Cruzeiro do Sul (AC) – No período de 14 a 17 de outubro de 2019, o Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou o exercício referente ao Período de Adestramento Básico Nível Subunidade (PAB SU).
Em consonância com o plano plurianual do Programa de Instrução Militar (PIM) do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Batalhão cumpriu o Objetivo de Adestramento (OA) de conduzir Operações Defensivas em Ambiente de Selva, através do estabelecimento de Ponto Forte, com Posições de Bloqueio Fluviais e Terrestres, além de posições de emboscadas suplementares.
Na atividade, a 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva (2ª Cia Fuz Sl) estabeleceu a defesa de um Ponto Forte na região do Rio Moa e Deracre. A 1ª Cia Fuz Sl impôs dinamismo ao adestramento atuando na figuração e reforçando os efetivos da 2ª Cia Fuz Sl. A Companhia de Comando e Apoio (CCAp) desdobrou uma área de trens de combate para prover o apoio logístico, onde foi posicionado o Centro de Operações (COP) do Batalhão.
Ao término, as diversas frações tiveram a oportunidade de praticar todos os ensinamentos doutrinários ministrados no PAB, configurando-se como um coroamento do ano de instrução.
Tudo pela Amazônia! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 61º BIS