61º BIS REALIZA EBCS 2018 E O EAVS (2º TURNO)
Cruzeiro do Sul (AC) – No período de 23 a 29 de abril de 2018, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS) para os militares do Efetivo Variável (EV) incorporados em 2018 e o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) (2º turno) para os demais militares recém-chegados na guarnição de Cruzeiro do Sul, AC.
O EBCS pôde instruir 131 (cento e trinta e um) militares do EV e o EAVS contou com a participação de 11 (onze) militares, sendo 06 (seis) Aspirantes a Oficial da área de saúde e 05 (cinco) Sargentos, oriundos de diversas regiões do país.
Os estagiários participaram de instruções de transposição de curso d’água, construção de abrigos, ofidismo, sobrevivência, entre outras. O estágio teve por finalidade divulgar conhecimentos gerais, técnicas e processos que poderão contribuir para a sobrevivência na selva, tanto para o indivíduo isolado, como em grupo.
O coroamento do EBCS e do EAVS se deu com a realização de cerimônias de encerramento no Batalhão, que contaram com a presença das equipes de instrução e dos familiares de todos os estagiários.
O EBCS marca o fim do período da Instrução Individual Básica para os Soldados do EV e os habilita ao combate em ambiente operacional de selva. O EBCS 2018 teve como destaque o Sd EV TAINAN DE LIMA.
O EAVS é uma atividade obrigatória para quem serve na região amazônica, e visa ambientar os novos militares do 61º BIS para o cumprimento de missões específicas em ambiente de selva, e teve como destaque o Aspirante Médico LUKAS VIEIRA DE LIMA.
Fonte: Comunicação Social / 61º BIS