BDA E GOV RO OFICIALIZAM APP GUARDIÕES DA AMAZÔNIA
Porto Velho (RO) – No dia 12 de agosto de 2020, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) e o Governo de Rondônia, em cerimônia realizada no Palácio Rio Madeira, oficializaram compromisso de cooperação para uso do Aplicativo Guardiões da Amazônia. A carta de compromisso de cooperação para uso do aplicativo foi assinada pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Marcílio Leite Lopes, e o comandante da 17ª Bda Inf Sl, General de Brigada Luciano Batista de Lima.
Por meio desta ferramenta, conforme explanado pelo Sr. Mário, servidor civil da 17ª Bda Inf Sl, desenvolvedor do Aplicativo Guardiões da Amazônia, qualquer usuário na posse de seu smartphone, pode fazer denúncias de forma anônima e enviar fotos em tempo real, de atividades ilícitas que envolvam desmatamento, queimadas e garimpos. Além disso, a população tem acesso na palma das mãos, do mapa dos focos de calor gerados por satélites. Enquanto que no módulo web, além das denúncias e dos focos de calor, os órgãos parceiros tem acesso a relatórios e gráficos.
O General Lima, por ocasião de sua fala aos presentes, destacou e reforçou que além da tecnologia, é preciso contar com uma ferramenta muito importante: a conscientização da população. “Não podemos descuidar das queimadas, pois esse ano não é como no ano passado, pois agrava se combinada com a pandemia, então convoco a população de Rondônia a aderir o uso do aplicativo. Com apoio do governo federal, do Exército Brasileiro, do governo estadual e dos municípios, vamos vencer as queimadas este ano”, disse.
Por fim, o evento contou com a participação do Diretor executivo da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), do Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), do presidente da Seccional Rondônia da Associação Nacional dos Órgãos Ambientais (ANAMMA) e do secretário da Secretaria Municipal de Integração (SEMI).
Tudo pela Amazônia. Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl