Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades > CINQUENTENÁRIO DO RESGATE DA AERONAVE CATALINA CA 10 - 6521
Início do conteúdo da página

CINQUENTENÁRIO DO RESGATE DA AERONAVE CATALINA CA 10 - 6521

Acessos: 2120

Guajará-Mirim (RO) – No dia 16 de fevereiro, o Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) realizou uma cerimônia solene para o descerramento do Memorial em Homenagem ao Cinquentenário do Resgate da Aeronave Catalina CA 10 – 6521, ocasião esta que contou com a presença do Gen Leal, Comandante da 17ª Bda Inf Sl, autoridades civis e militares de Guajará-Mirim, RO, sobreviventes e familiares dos passageiros.

A solenidade contou também com a presença do Segundo-Tenente R1 JOÃO CAETANO DA SILVA, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, criada por ocasião da 2ª Guerra Mundial. O Exército Brasileiro prestou, naquela ocasião, a merecida homenagem àqueles que, com sacrifício, bravura e glória, souberam defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia.

O Catalina prefixo FAB CA 10 - 6521, a serviço do Correio Aéreo Nacional (CAN), decolou do Forte Príncipe da Beira em direção a Guajará-Mirim, RO, em 8 de fevereiro de 1968. À cerca de 40 km do destino, a aeronave sofreu uma pane em um de seus motores, partindo para um pouso de emergência na selva, na região do Igarapé de Olinda, próximo ao Rio Ouro Preto, partindo-se em dois. Os sobreviventes foram encontrados três dias depois.

A ligação do 6º BIS com esse fato histórico e seus eternos integrantes justifica a bela homenagem à história de Guajará-Mirim, aos 04 mortos (2 Soldados do Batalhão e 2 crianças) e os sobreviventes. Destaque foi a presença da esposa do Sargento QE MARTINZÃO (in memorian), portando a Medalha do Pacificador, recebida por ter se destacado na condução da "sobrevivência" dos 30 passageiros que escaparam do acidente.

Fonte: Comunicação Social/ 6º BIS

1 Proposta de Capa

2

3

4

5

6

Fim do conteúdo da página