RESULTADOS OPERAÇÃO ÁGATA XI
Porto Velho, RO - No dia 24 de junho, na Área de Lazer de Oficiais da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, foi concedida uma coletiva de imprensa aos órgãos de comunicação do estado de Rondônia, cujo objetivo era apresentar os resultados obtidos na OPERAÇÃO ÁGATA XI, bem como destacar a participação dos OSP e agências.
Na oportunidade, o Cmt Bda, Gen RICARDO AUGUSTO FERREIRA COSTANEVES, apresentou uma palestra contendo fotos, vídeos e os dados mais expressivos alcançados nos estados de Rondônia e Acre, fronteiras de responsabilidade da Brigada Príncipe da Beira.
Após a apresentação do comandante, os chefes e comandantes das demais Forças Amadas, OSP e agências, puderam, também, apresentar suas considerações e destacar a força do trabalho em conjunto no cumprimento das diversas missões durante a Ágata XI.
Na ocasião, as equipes de reportagem puderam sanar suas dúvidas relativas à operação e à atuação conjunta, bem como colher os resultados a serem apresentados para a população rondoniense e acreana.
Dentre as principais ações e apreensões realizadas destacam-se: 9.000 veículos vistoriados; apreensões de mais de 800 metros cúbicos de madeira, avaliados em mais 1 milhão de reais, além de multas superiores a 700 mil reais; 5 armas de fogo apreendidas; 400 munições e a prisão de 20 pessoas em flagrante delito. Cabe ressaltar ainda que, pela envergadura da operação, um dos resultados mais importantes foi o que deixou de entrar ou sair ilegalmente do país, bem como o aumento da segurança da população.
A Ágata 11 atuou na complementação de ações sociais, em particular na área de saúde, onde quase 2.000 pessoas tiveram atendimento médico e odontológico realizados, e cerca de 8.000 medicamentos distribuídos à população. Dentro de suas possibilidades, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva reformou escolas e postos de saúde nos municípios onde atuou. Ainda, sensível ao grave problema de saúde pública de nosso país, a Brigada realizou, em coordenação com as secretarias municipais de saúde, o combate ao mosquito Aedes Aegypti, visitando mais de 10.000 domicílios, distribuindo panfletos, orientando a população e eliminando focos do mosquito.
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva reitera seu compromisso com a sociedade rondoniense e acreana, agradecendo a cooperação e o profissionalismo de todos aqueles que atuaram na árdua tarefa de guarnecer as fronteiras de nossa Amazônia Ocidental.
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl