DEF DO 61° BIS REALIZA OPERAÇÃO ESCUDO
Marechal Thaumaturgo (AC) – No período de 15 a 18 de março de 2019, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) desencadeou mais uma Operação ESCUDO, com a finalidade de atuar contra crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços, como o narcotráfico e o tráfico de armas e munições.
Nessa operação, com o intuito de cobrir a fronteira sob a responsabilidade da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), foi empregado o Destacamento Especial de Fronteira (DEF) de Marechal Thaumaturgo, subordinado ao 61º BIS.
Nas ações de revista de embarcações, foram montados Postos de Bloqueio e Controle Fluvial (PBCFlu), onde foram vistoriadas 21 embarcações. No contexto da Operação também foram realizadas patrulhas a pé nas margens do Rio Amônia, com o objetivo de realizar reconhecimento da fronteira entre Brasil e Peru.
Durante os patrulhamentos a pé, foram visitadas as comunidades indígenas Apiwtxa, Sawawo e Apolima-Arara, ambas localizadas ao longo da margem do Rio Amônia. Na ocasião, os líderes das comunidades foram reunidos com o propósito de levantar suas principais dificuldades, anseios e necessidades.
Exército Brasileiro! A segurança do Brasil em nossas mãos!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl