DELEGACIA DE HISTÓRIA MILITAR
Delegacia de História Militar Forte Príncipe da Beira
Porto Velho, RO – No dia 28 de julho, no Quartel 17ª Brigada de Infantaria de Selva, instalou-se a Delegacia de História Militar Forte Príncipe da Beira.
A delimitação da fronteira oeste do Brasil e o surgimento do estado de Rondônia se confundem com a história militar na região. A possibilidade de explorar e de aprofundar importantes fatos históricos a isso relacionados cria um terreno fértil para a sua pesquisa no estado. Desse ambiente, surgiu a ideia de se criar uma entidade com essa finalidade: pesquisa e resgate da história de Rondônia. Assim, inaugurou-se a Delegacia de História Militar Forte Príncipe da Beira, uma sociedade civil de caráter cívico e cultural, apolítica, sem fins lucrativos, vinculada à Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Resende-RJ, destinada a estudar, pesquisar, preservar e divulgar a história militar no estado de Rondônia.
Além dos objetivos já citados, destacam-se ainda: despertar o interesse nas novas gerações de civis e militares pelos assuntos de história militar; contribuir para a introdução do ensino de história militar nos currículos das faculdades de história do país, em particular no estado de Rondônia; e estimular o surgimento de novas vocações de estudiosos e pesquisadores de história militar no nosso estado, bem como, homenagear o Marechal Rondon, responsável por uma das maiores epopeias de integração do nosso país, e que cede seu nome à Rondônia.
Fazem parte da diretoria: Gen Bda Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves - Presidente de Honra, Marco Antônio Domingues Teixeira - Presidente, Lourismar da Silva Barroso - Vice-Presidente, Dante Ribeiro da Fonseca – Secretário, Carlos Alberto Ribeiro da Silva – Tesoureiro, Aleksander Allen Nina Palitot - Relações Públicas, Paulo Luciano Bastos Botelho - Diretor de Comunicação e Marco Lúcio Niendziela - Diretor de Patrimônio
Dessa forma, a Delegacia de História Militar Forte Príncipe da Beira se instala e conta com a participação de toda a sociedade rondoniense para agregar valor ao estudo e à pesquisa histórica na região, convidando-a para juntar-se a esse ideal.
Que essa data seja o início de uma longa e produtiva jornada! Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl