Descerramento da placa do Projeto Rondon Cinquentenário
Porto Velho (RO) – No dia 6 de julho, no Memorial Rondon, foi realizada a Cerimônia de Descerramento da Placa em Homenagem aos 50 anos da primeira Operação do Projeto Rondon. Presidiu a Cerimônia o Excelentíssimo Senhor Raul Jungmann, Ministro da Defesa, acompanhado dos excelentíssimos senhores: Daniel Pereira, Vice-Governador do Estado de Rondônia, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica, General de Exército Joaquim Silva e Luna, Secretário-Geral do Ministério da Defesa, General de Exército Geraldo Antônio Miotto, representando o Comando do Exército, Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho, Vice-Almirante Luis Antônio Rodrigues Hecht, representando o Comando da Marinha, General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Doutor Michel Silvestre Zouain Assbu, Pioneiro do Projeto Rondon.
No bairro Triângulo, local de grande importância histórica, situava-se o movimentado município de Santo Antônio do Rio Madeira. Ali, no início do século XX, os primeiros engenheiros da Estrada de Ferro Madeira Mamoré chegaram para dar início aos trabalhos da ferrovia. Também, nesse local, foi onde o Marechal Rondon concluiu a missão da comissão Rondon, que era construir a linha telegráfica de Cuiabá até o Território de Rondônia.
Com o mesmo espírito do Marechal Rondon, em julho de 1967, professores e estudantes universitários, visando somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável, a construção e promoção da cidadania, chegavam ao então Território de Rondônia cheio de dúvidas, mas com muita vontade de trabalhar, na mala, levavam a esperança e, no coração, o exemplo e a fibra do Marechal. Nesse contexto, os jovens universitários batizaram a primeira de uma série de viagens que executariam de Projeto Rondon.
Fonte: Comunicação Social/17ª Bda Inf Sl/ Projeto Rondon/MD