17ª Bda Inf Sl - Formatura do Dia da Vitória
Porto Velho (RO) – A Brigada Príncipe da Beira realizou, no dia 08 de maio de 2017, uma formatura alusiva ao “Dia da Vitória”.
O dia 8 de maio de 1945 notabilizou-se nas páginas da história pela rendição incondicional da Alemanha nazista e pelo consequente fim da Segunda Guerra Mundial, com a capitulação do Eixo Berlim-Roma-Tóquio.
O Brasil, que se mantinha neutro no conflito, declarou guerra à Alemanha e à Itália, pois teve o torpedeamento e o afundamento de 12 navios mercantes a poucas milhas da costa brasileira vitimando mais de 500 pessoas.
O temor, a dúvida e a incredulidade pairavam o cenário de guerra e a possível ida do Brasil ao combate, assim julgavam que “seria mais fácil uma cobra fumar que o Brasil ir à Guerra”.
O Brasil não só foi à guerra, como obteve significativas vitórias na Itália que contribuíram com o fim da Segunda Guerra Mundial: Monte Castello, Monte Belvedere, Castelnuevo, Zocca, Collechio e Fornovo di Taro.
Nas palavras do General José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva: “é importante destacar que esses valores deixados pelos nossos pracinhas devem estar no dia a dia de todos nós, não somente aqueles 25000 que se deslocaram para Itália, mas tantos outros, do Oiapoque ao Chuí, que aqui permaneceram e mantiveram esse esforço de guerra que permitiram essa vitória que deve ser lembrada com muita frequência. Se a cobra fumou, ela deve continuar fumando, e é essa juventude, essa geração a que pertencemos que deve fazer com que a cobra continue fumando em nome do bem maior, do bem da sociedade e da democracia do mundo”.
Salve os nossos pracinhas!
Salve o Dia da Vitória!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl