17° Pel Com Sl - Dia das Comunicações
Porto Velho (RO) – A Arma de Comunicações, criada pela Lei nº 2851, de 25 de agosto de 1956, acaba de completar 60 anos. A Arma do Comando, como também é conhecida, vem crescendo, ganhando espaço e destaque no cenário militar brasileiro, em razão da extrema importância de sua atividade para qualquer operação militar, seja ela de defesa externa ou de garantia da lei e da ordem.
Não se pode falar das Comunicações do Exército Brasileiro sem citar a ilustre figura do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal da Paz e Patrono das Comunicações. Rondon nasceu no dia 5 de maio de 1865, na cidade de Mimoso, estado de Mato Grosso, e faleceu em 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro. Uma de suas ações mais dignas de glória e respeito, reconhecida mundialmente, foi ter, por aproximadamente quatro décadas, percorrido a pé, sobre mulas, ou embarcado em canoas, cerca de setenta e sete mil quilômetros, desbravando, principalmente, o oeste brasileiro. Nessa grande empreitada, implantou o telégrafo, considerado o primeiro sistema de telecomunicações instalado no Brasil. O Marechal também é reconhecido como um dos cinco maiores desbravadores do mundo, responsável pela pacificação de inúmeras tribos indígenas e pela integração de grandes áreas do território brasileiro.
Dessa forma, nesse dia, 05 de maio, aniversário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono das Comunicações, o 17º Pelotão de Comunicações de Selva realizou a Formatura Comemorativa ao Dia das Comunicações. Na solenidade, o General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e o Capitão Lima, Comandante do 17º Pel Com Sl, depositaram uma corbelha de flores junto ao busto do Marechal Rondon homenageando-o pelo transcurso do 60º aniversário da Arma de Comunicações. Após a formatura, todos os Comunicantes da Brigada participaram de um café da manhã onde puderam confraternizar-se e celebrar o seu dia.
Fonte: Comunicação Social/17º Pel Com Sl