FORMATURA DA MISSÃO DE PAZ NO HAITI – MINUSTAH
Porto Velho (RO) - No dia 20 de outubro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a formatura de encerramento formal da Missão de Paz das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Nessa formatura, 36 ex-integrantes da MINUSTAH foram homenageados pelo encerramento de um ciclo vitorioso.
A MINUSTAH foi criada pela Organização das Nações Unidas para restabelecer a segurança e normalidade institucional do país após sucessivos episódios de turbulência política e de violência em fevereiro 2004. O Brasil comandou o componente militar da Missão (2004-2017), que teve a participação de tropas de outros 15 países.
Ao longo dos 13 anos de atuação das Forças Armadas brasileiras, a população haitiana foi apoiada em duas catástrofes naturais que atingiram o país. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto causou a morte de mais de 200 mil pessoas e, em 4 de outubro de 2016, o furacão Matthew causou inundações e deixou milhares desabrigados. Nesse sentido, a missão de paz do contingente, além de ajuda humanitária, contribuiu para gerar estabilidade e segurança à população haitiana.
Também, foram realizadas cerimônias militares nas seguintes guarnições subordinadas a 17ª Bda Inf Sl: Rio Branco-AC, Cruzeiro do Sul-AC, Epitaciolândia-AC, Assis Brasil-AC, Plácido de Castro-AC, Guajará-Mirim-RO e Humaitá-AM.
"BRASIL NO HAITI, UM CASO DE SUCESSO (2004 - 2017)"
Fonte: Comunicação Social/17ª Bda Inf Sl