Operação Azougue
Nos dias 17 e 18 de dezembro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva integrou, junto com órgãos de Segurança Pública do estado e do município, a 2ª fase da Operação Azougue, cujo nome faz referência ao material empregado no garimpo para separar o ouro de diversas impurezas.
O Exército Brasileiro, atendendo sua missão constitucional, participa de várias operações integradas, tais como as Operações Ágata e Amazônia, visando à segurança pública e o desenvolvimento regional e nacional.
Com a finalidade de coibir a extração ilegal de ouro na Área de Preservação Ambiental (APA) do rio Madeira e desobstruir o canal de navegação do rio, de forma que o transporte de cargas e passageiros não seja prejudicado pelas balsas de extração, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) solicitou o apoio do Exército nesta missão. Militares das organizações subordinadas à 17ª Brigada de Infantaria de Selva participaram da operação provendo a segurança necessária para que as demais instituições pudessem realizar seus trabalhos, e apoiando o transporte do material apreendido.
A articulação continuamente buscada entre militares das Forças Armadas e agentes de segurança pública nos níveis federal, estadual e municipal, por intermédio destas operações, permite a troca de informações valiosas que possibilitam o combate aos ilícitos de forma eficaz. Como resultado da Azougue foram apreendidas 18 balsas, 18 motores, duas lanchas, duas espingardas, mercúrio, um rádio transmissor, além de outros materiais utilizados no garimpo ilegal. Foram emitidos 17 autos de infrações, totalizando R$ 1.260.000 em multas. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte de arma de fogo.
A 1ª fase da Operação, realizada em setembro deste ano, quando também a 17ª Brigada de Infantaria de Selva se fez presente, resultou em 18 pessoas presas e R$ 3.000.00 em multas.
Também participaram da Operação as Polícias Militar e Ambiental, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Comando de Operações Especiais e a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia.