OPERAÇÃO “VÔO DA SAÚDE” EM RIO BRANCO E CRUZEIRO DO SUL
Porto Velho (RO) – No período de 13 a 16 de março de 2018, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) desencadeou junto com a 12ª Região Militar (12ª RM) a Operação “Vôo da Saúde”, com o objetivo de prestar o apoio de saúde para a Família Militar nas Organizações Militares (OM) do estado do Acre, nas especialidades de ginecologia, dermatologia, ortopedia, assistência social, inspetoria de saúde e manutenção de armamento.
Esse apoio é importante e visa diminuir à carência em especialidades especificas, e teve como objetivos: proporcionar melhoria nas condições de saúde e social na família militar, por meio de consultas médicas de especialistas do Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV); promover a prevenção da saúde nos militares e seus dependentes nas respectivas áreas de apoio; orientar e esclarecer assuntos de cunho social através de palestras; orientar e dirimir as dúvidas e questionamentos dos procedimentos periciais; e apoiar a unidade na manutenção de armamentos específicos.
Nos dias 13 e 14 de março de 2018, na guarnição de Rio Branco, AC, a equipe de apoio de saúde realizou 129 (cento e vinte e nove) consultas contribuindo para uma economia estimada de R$ 45.150,00. E nos dias 15 e 16 de março de 2018, na guarnição de Cruzeiro do Sul, AC, a equipe de apoio de saúde realizou 107 (cento e sete) consultas contribuindo para uma economia também estimada de R$ 26.750,00.
Durante a atividade, o Assistente Social realizou palestras para os quadros da OM sobre “prevenção da violência doméstica contra a mulher”, e para o Efetivo Variável (EV) com o tema “prevenção ao uso de drogas e suas consequências”, em consonância com o Programa de Valorização da Vida.
O Adjunto da Subdivisão de Perícias Médicas da Inspetoria de Saúde da 12ª RM, também integrante da caravana, realizou uma Visita de Orientação Técnica (VOT) nos Postos Médicos de Guarnição, tanto em Rio Branco, como em Cruzeiro do Sul, e ministrou uma palestra sobre perícias médicas, atualização da NTPMEx e contrato de objetivos de material de saúde.
Na oportunidade, também foi realizado pelo mecânico da 12ª RM um levantamento técnico da real necessidade de peças e materiais das classes V, VI e IX para a manutenção e o posterior reparo.
Exército Brasileiro: Braço Forte, MÃO AMIGA!
Fonte: Comunicação Social/ 17ª Bda Inf Sl