Planejamento de Defesa
Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva – Planejamento de Defesa de Estrutura Estratégica Terrestre
Guajará-Mirim (RO) – De 10 a 11 de novembro, o Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva realizou, na Usina Hidrelétrica Jirau, um reconhecimento com a finalidade de atualizar o Planejamento de Ocupação da Estrutura Estratégica, desencadeando uma operação no menor espaço de tempo possível e causando o mínimo de transtorno à população. A Missão visa garantir a integridade física das instalações e a geração de energia elétrica, contribuindo com a 17º Brigada de Infantaria de Selva na defesa de estruturas estratégicas em sua área de responsabilidade, no contexto de preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Uma das intenções do Comando do Batalhão, em uma provável ocupação, é a condução de ações no sentido de informar a população da situação atualizada, pautando sempre o trato com o máximo de educação, respeito e consideração.
A Usina Hidrelétrica de Jirau tem 3.750 MW de capacidade instalada, suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências. Localizada na Ilha do Padre, a 120 km de Porto Velho, está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de três linhas de transmissão de 500 kV. A instalação é uma das maiores usinas de energia renovável já registrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas, auferindo-lhe a meta alcançada de 6 milhões de toneladas de CO2 em redução ao ano em emissões de gases do efeito estufa.