RESULTADOS TANGÍVEIS DAS OP AJURICABA II E SÃO CRISTÓVÃO
Porto Velho (RO) – A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) concluiu com aproveitamento mais 02 (duas) operações que estavam em curso em sua área de responsabilidade.
No dia 30 de maio de 2018, foi encerrada a Operação Ajuricaba II, que ocorreu nos estados de Rondônia e Acre, com objetivos de intensificar a presença do Exército Brasileiro (EB) na faixa de fronteira, controlar o tráfego de vias e combater delitos transfonteiriços no extremo oeste do país.
A Operação Ajuricaba II teve como resultados tangíveis na vertente Braço Forte: 70 inspeções de embarcações; 5.003 vistorias de motos, veículos leves, caminhões, ônibus e vans, pedestres e bicicletas; 34 patrulhas terrestres e fluviais; e 9 patrulhas de reconhecimento aéreo. Foram também realizadas apreensões de 52 itens diversos de descaminho, R$ 54.000,00 em espécie, 400 Kg de pescado sem nota fiscal, 01 motosserra e expedição de 04 Altos de Prisão em Flagrante.
Na vertente Mão Amiga, foram realizados 120 atendimentos médicos e odontológicos e distribuídos 366 medicamentos diversos.
No dia 02 de junho de 2018, foi encerrada a Operação São Cristóvão, tendo sido pautada no emprego do EB em pilares básicos como a manutenção da legalidade, a estabilidade entre as Instituições e a credibilidade elevada do EB perante as sociedades acreana e rondoniense, para a segurança no “Corredor Livre RONDÔNIA” na BR 364, de Vilhena, RO, a Rio Branco, AC.
A Operação São Cristóvão teve como resultados tangíveis: 193 escoltas na BR 364 para 1.276 veículos, entre caminhões, carretas e bitrêns, que transportavam gêneros combustíveis, alimentos perecíveis e víveres, insumos hospitalares, insumos para potalização de água e frigorificados. Foram realizados também 13 desbloqueios, 03 negociações, 27 reconhecimentos terrestres, 02 reconhecimentos aéreos, 14 Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e 06 patrulhas de eixo.
Fonte: Comunicação Social/ 17ª Bda Inf Sl