61ºBIS - INSTRUÇÕES NO CONTEXTO DA OP AMAZÔNIA
Cruzeiro do Sul (AC) – No período de 19 a 23 de julho de 2021, o Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS) dedicou-se ao adestramento tático das pequenas frações, buscando o desenvolvimento de táticas, técnicas e procedimentos para aumentar o poder de combate da tropa e fortalecer a liderança dos comandantes de fração nos níveis Esquadra (Esq), Grupo de Combate (GC) e Pelotão (Pel), tudo no contexto da preparação para a 2ª fase da Operação Amazônia.
Dentre as instruções executadas, destacam-se a Maneabilidade de GC, Ataque em localidade, Tiro de Instrução Avançado e Operações Ribeirinhas (Op Rib), visando a nivelar conhecimentos da doutrina de emprego de um Batalhão de Infantaria de Selva em operações regulares em ambiente fluvial.
Durante a semana, também foram realizadas atividades voltadas para a Turma de Caçadores do Batalhão, onde foram praticados os fundamentos de tiro, regulagem do armamento, avaliação de distância, observação, memorização e descrição. As atividades também objetivaram a execução da clicagem da luneta telescópica e a massificação das técnicas utilizadas pelo caçador em exercícios em campanha.
Como parte das atividades de preparação e adestramento dos militares do Pelotão de Comunicações (Pel Com), foram ministradas instruções de nivelamento doutrinário de Comando e Controle em operações fluviais. Foram preparadas antenas experimentais tipo Flower Pot, para serem empregadas nas comunicações entre a Base de Combate Fluvial da Unidade e as Embarcações Guardian. Por fim, o Pel Com realizou um exercício de Comunicações para adestramento de seus rádio-operadores.
Selva!
Fonte: Comunicação Social / 61º BIS