MILITARES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NO CIGMA
Rio Branco (AC) - No período de 09 a 13 de novembro de 2020, três militares e um Servidor Civil (SC) da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), sendo eles, TC Pinto, Maj Moura Alves, 1º Sgt Sizenaldo, SC José Mário, acompanhado do Coordenador de Geociências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Diogo Martins Rosa, encontram-se realizando capacitação em Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CIGMA), vinculado e coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).
O objetivo da capacitação visa agregar conhecimento sobre capacitação em metodologias; ferramentas e geotecnologias que podem ser utilizadas na gestão do meio ambiente e no apoio ao combate aos ilícitos ambientais. No CIGMA, estão sendo ministradas instruções referentes aos principais Sistemas de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais no Estado do Acre. Dentre as ferramentas, destacam-se: Terra MA2, plataforma de monitoramento, análise e alerta a extremos ambientais; PurpleAir; Terrabrasilis/DETER; FIRMS; EO Browser, plataformas de dados geográficos, e Mapbiomas Alerta, plataforma online que mapeia uso da terra no Brasil. As plataformas que estão sendo apresentadas operam interagindo com os sistemas do Google Earth e o QGIS, programas de computador desenvolvidos para apresentar um modelito tridimensional do globo terrestre.
Ao realizarem a capacitação nas instalações do CIGMA, os instruendos estão tendo a oportunidade de conhecer in loco de forma prática como são desenvolvidas as atividades rotineiras de uma Sala de Situação, e simultaneamente, de acompanhar todo o processo de confecção dos diversos relatórios que são produzidos diuturnamente. Ao término da capacitação, os militares que integram a Brigada Príncipe da Beira, dado ao conhecimento obtido no CIGMA, estarão em condições de subsidiar o comando da 17ª Bda Inf Sl com informações que possam agregar um maior valor operacional às ações da Operação Verde Brasil 2, possibilitando dessa forma, maior consciência situacional para que sejam tomadas decisões mais adequadas e oportunas na prevenção e repressão aos crimes ambientais.
Tudo pela Amazônia. Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl.