OP AMAZÔNIA ENCERRA COM SALTO DE PARAQUEDAS
Humaitá (AM) - No último domingo, dia 20 de setembro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) encerrou a Operação AMAZÔNIA com a realização de um salto de paraquedistas militares no aeroporto de Humaitá, AM. A ação final da Operação contou com o lançamento, em duas levas, de 17 militares das Forças Especiais do Exército Brasileiro, oriundos de Manaus, AM, que saltaram na modalidade Salto Livre, com aproximadamente 50 segundo de queda livre antes de abrirem os paraquedas.
A atividade foi acompanhada de perto pelo Comandante da 17ª Bda Inf Sl, Gen Lima, que esteve embarcado na aeronave de asa rotativa, helicóptero Black Hawk, do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), a qual pousou no aeroporto, bem próximo à população, para embarcar a segunda leva de paraquedistas. A aeronave atingiu 14mil pés para o lançamento, o que corresponde a aproximadamente 4,3 quilômetros de altitude.
A população presente, de todas as idades, pôde acompanhar e ao mesmo se encantar com os paraquedistas. Além do salto, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) proporcionou apresentação da Banda de Música para divertimento de todos que compareceram e, por fim, as crianças receberam exemplares da revista “Recrutinha” e puderam tirar fotos com os paraquedistas. Considerado primeiro evento dessa natureza na cidade, a demonstração dos paraquedistas foi uma forma de demonstrar toda a gratidão dos militares ao povo humaitaense, que com sua hospitalidade tão bem receberam e acolheram os cerca de 800 militares da Brigada ao longo da Operação.
Operação AMAZÔNIA
Iniciada no dia 7 de setembro, a Operação Amazônia consistiu num grande adestramento militar sob coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA), que na área da 17ª Bda Inf Sl foi realizado na região urbana e rural de Humaitá, AM, no período de 08 a 20 de setembro de 2020. Além do adestramento militar, algumas ações foram realizadas no contexto da Operação, tais como: Posto de Bloqueio de Controle de Estradas (PBCE), Posto de Bloqueio de Controle Fluvial (PBC Flu), patrulhas fluvial e a pé; Ações Cívico-Sociais (ACISO) e Campanha de Divulgação Institucional sobre a Força Terrestre.
Adestrar para preservar. Selva!
Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl