Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades > AÇÕES ENTRE EXÉRCITO E FORÇA AÉREA - OP AMAZÔNIA
Início do conteúdo da página

AÇÕES ENTRE EXÉRCITO E FORÇA AÉREA - OP AMAZÔNIA

Acessos: 457

Porto Velho (RO) – Desde o dia 7 de setembro de 2020, no contexto da Operação Amazônia, o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizam treinamentos conjuntos de Apoio Aéreo Aproximado (ApAA) e Guiamento Aéreo Avançado (GAA). Trata-se de missão com alto nível de complexidade onde um militar das Forças Especiais (tropa de elite do EB), realiza do solo, a condução de uma aeronave para atacar, em ambiente de treinamento, um suposto alvo identificado por ele. Devido ao alto risco, diversos protocolos de segurança precisam ser seguidos para que o ataque simulado aconteça no local exato.

No dia 12 de setembro, após treinamentos mais simples nos dias anteriores, ocorreu uma simulação de Apoio Aéreo Aproximado diurno e noturno em ambiente urbano, na cidade de Humaitá, AM, com a presença simultânea de militares das Forças Especiais do Exército Brasileiro e de 07 aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, operadas do Esquadrão GRIFO, sediado em Porto Velho, RO. Por ser em ambiente urbano, a simulação demandou uma coordenação ainda maior, de modo a evitar danos colaterais. Esse tipo de adestramento objetiva, ainda, preparar militares brasileiros para atuar em missões combinadas com outros países, pois os protocolos seguidos são os mesmos adotados pelas principais forças armadas do mundo, como, por exemplo, as aeronaves da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Aeronave A-29 Super Tucano

A aeronave A-29 Super Tucano é um turbo-hélice produzido pela Embraer e operado por diversas forças aéreas do mundo. Possui sistemas modernos e capacidade de carregar até 1.500kg de armamento, incluindo bombas, mísseis, foguetes e metralhadoras. Atualmente, cumpre missões reais de ataque leve contra forças irregulares, como organizações terroristas e guerrilheiras, no Oriente Médio e na América do Sul. Pode operar armamentos inteligentes e possui diversos sensores para localização e identificação de alvos, mesmo à noite. Além de ser uma aeronave de ataque, também cumpre, pela Força Aérea Brasileira, missões de policiamento do espaço aéreo, coibindo o voo de aeronaves clandestinas envolvidas com tráfico de ilícitos.

Operação AMAZÔNIA

A Operação Amazônia é um grande treinamento militar sob coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA), que na área da 17ª Brigada de Infantaria de Selva está sendo realizado na região urbana e rural de Humaitá, AM, no período de 8 a 20 de setembro. Unidos por um mesmo objetivo! Selva!

Adestrar para preservar. Selva!

Fonte: Comunicação Social/ 17ª Bda Inf Sl

01

02

Fim do conteúdo da página